O desafio de promover mudanças nas organizações

Semana passada, conversando sobre o desafio de promover mudanças nas organizações com o diretor de uma empresa que contratou meus serviços de consultoria, ouvi uma frase muito comum em minha trajetória profissional:

“Mas lá na empresa sempre foi assim. É praticamente impossível mudar!”

Costumo dizer que as empresas são como as pessoas, cada uma com um jeito de ser, pensar e agir. Só que, assim como as experiências de vida alteram nossa maneira de enxergar e se relacionar com o mundo, o mesmo deve acontecer com as organizações.

A grande questão é que, com o passar dos anos, muitas empresas acabam por não fazer este constante exercício de aperfeiçoamento. E, quando recebem da consultoria o diagnóstico das mudanças que devem ser implantadas, acabam as recebendo com desconfiança.

Para os gestores que buscam uma atuação de alta performance, é imprescindível adotar uma estratégia clara no momento de concretizar qualquer tipo de modificação nas rotinas de uma empresa, seja a troca de colaboradores ou novos procedimentos.

Como diz a sociologia, o ser humano é sedentário por natureza, e sua tendência será, via de regra, permanecer onde está.

Trata-se, na maioria dos casos, de gerenciar comportamentos, atitudes e pensamentos, que condicionam a postura que as pessoas adotam. É inevitável, num primeiro momento, haver dúvidas quanto aos novos rumos a tomar, portanto, deve sempre ser reforçada a comunicação.

A comunicação insuficiente pode ter efeitos devastadores em empresas de todos os níveis. Não se deve contar com a compreensão das pessoas sem que antes haja a prévia divulgação de tudo que está sendo realizado.

Como as mudanças podem fazer as empresas avançarem

O dinamismo do mercado impõe às empresas um contínuo acompanhamento de suas atividades, que regularmente devem se ajustar a diferentes cenários.

Os líderes devem ter muita atenção a isso, pois a concretização das mudanças depende de clara compreensão de cada um dos envolvidos, superar resistências individuais ou em grupo, controlar as expectativas, gerar engajamento e comprometimento, para só então passar à prática.

Afinal, mediante o desafio de promover mudanças nas organizações, pessoas devem ser o diferencial, não um problema. De nada resolverá mudar um processo ou promover mudanças em empresas se o principal motor não estiver devidamente ajustado, que é o ser humano.

Os resultados só se materializarão a partir do momento em que todos, de fato, estiverem remando para o mesmo lado, conscientes cada um do papel a desempenhar.

Por Frederico Jader Lima, diretor da EQG Consultoria Empresarial.