Qual a diferença entre assessoria empresarial e consultoria
Você já se perguntou qual a diferença entre assessoria empresarial e consultoria? No ambiente corporativo, as palavras assessoria e consultoria empresarial são corriqueiramente usadas, e em alguns casos, chegam a se confundir. Assim, as diferenças entre as duas funções podem ser externas, quando se contrata alguém de fora da empresa, ou interna, quando alguém da própria companhia desempenha a função. Eventualmente, cada caso vai depender da necessidade empresarial da corporação.

Assessoria Empresarial

“A Assessoria Empresarial é uma prestação de serviço de alguém que possui conhecimentos especializados em determinada área profissional. Sua função é auxiliar tecnicamente na elaboração de um projeto, mas também na execução de serviços. Portanto, já há uma diferença em relação à consultoria empresarial, pois, há também o envolvimento prático do contratado”, explica o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima.

Quando contratar uma Assessoria Empresarial

A hora certa para se contratar uma assessoria empresarial depende do momento de cada empresa e do que ela está buscando. Embora para prestação desse importante serviço possa ser contratado um profissional, alguém dentro da própria corporação também pode exercer esse papel. Desse modo, existem vários tipos de assessoria que podem ser contratados ou exercido por alguém internamente. Como os exemplos abaixo:
  • Tributária
  • Fiscal
  • Financeira

O que é uma Consultoria Empresarial

Em resumo, o serviço de consultoria empresarial normalmente consiste na atividade de um profissional para diagnosticar e formular soluções acerca de determinado assunto ou mesmo especialidade.

Quando contratar uma Consultoria Empresarial

Uma vez que você já sabe qual a diferença entre assessoria empresarial e consultoria, entende que contratar uma consultoria empresarial tem como objetivo fundamental incrementar a qualidade dos serviços e os resultados, que surgem com a criação de diferenciais para seus clientes. Desse modo, o papel do consultor, dentro de uma corporação, é apontar caminhos, apresentar tendências e apontar soluções para os problemas identificados. Inegavelmente, sua principal ferramenta de trabalho é o conhecimento. Nesse sentido, sua função é trabalhar com metodologias e ferramentas, sempre tendo uma visão imparcial e especializada, para assim transferir know how. Assim, podemos indicar pelo menos cinco motivos para se contratar uma consultoria:
  • Foco – a empresa precisa de alguém para determinado projeto
  • Velocidade – a empresa não precisa aprender errando, contrata alguém para minimizar erros.
  • Conhecimento especializado – buscar quem tenha o conhecimento
  • Know How – a consultoria traz experiência
  • Isenção – a importância de uma visão externa

Consultoria empresarial no Rio de Janeiro

Para solucionar todas as questões em relação à consultoria empresarial, a EQG – Consultoria Empresarial no Rio de Janeiro, conta com consultores especializados e preparados para ajudar sua empresa a alavancar seu negócio. Os nossos profissionais são focados no mundo corporativo, com estratégias para trazer qualidade e gestão às corporações.