Diagnóstico organizacional

Você sabe como realizar um diagnóstico organizacional?

Semana passada estive em reunião com um cliente interessado no serviço de consultoria empresarial. Ele queria ajuda para a resolução de um problema específico que ele já havia diagnosticado.

Expliquei para ele que, por mais que acredite conhecer a origem do problema, o trabalho da consultoria começa com um diagnóstico. Não apenas para ter a certeza de que o problema por ele apontado é realmente um problema, como também para identificar as forças e fraquezas da organização que poderão ser exploradas ao longo do trabalho.

Tratamos cada empresa de forma particular, pois existem detalhes próprios, perfis de acionistas diferentes, grau de maturidade de gestão que são relevantes. Assim, precisamos avaliar o “dia a dia” da administração, financeiro, comercial, logística, etc.

Teoria sem visão pratica é só teoria!

O diagnóstico organizacional é a primeira etapa para um processo de consultoria. Seu objetivo é oferecer soluções para o desenvolvimento e aprimoramento da empresa até que ela tenha um alcance satisfatório em relação à melhoria dos resultados.

No entanto, não se trata de um simples instrumento para coletar informações da empresa.

Por meio do diagnóstico organizacional, é possível analisar fatores internos e externos da corporação. Assim, poderemos implantar as ferramentas adequadas para a resolução dos problemas identificados.

A partir do conhecimento adquirido ao término do diagnóstico será possível determinar os objetivos e metas que a organização pretende alcançar.

É bom destacar que o conhecimento em relação ao ambiente em determinada organização é o que vai ser levado em consideração na elaboração das ações estratégicas, bem como da intervenção a ser realizada no ambiente empresarial.

Como realizar um Diagnóstico Organizacional

Para realizar um diagnóstico organizacional é importante contar com uma empresa de consultoria empresarial, pois garante a isenção nos resultados da avaliação.

O diagnóstico precisa ser completo e gerar informações que vão suportar as ações de melhoria futura. Neste sentido, deve-se avaliar o ambiente, estudando e conhecendo o negócio: mercado de atuação, posicionamento e atividades que geram valor. Assim, será possível avaliar o grau de maturidade da governança corporativa, entender como é feito o uso das informações, analisar a situação econômico-financeira, conhecer os recursos humanos (perfil, capacitação e clima) e identificar oportunidades operacionais e diferenciais estratégicos.

Podemos destacar um dos métodos mais usados no diagnóstico empresarial, o da análise SWOT (S – Força, W – Fraqueza, O – Oportunidade, T – Ameaça), ou FOFA, em português. Ele analisa não só a situação interna como também faz análises externas.

Dentre outras ferramentas que são muito utilizadas, podemos destacar o diagnóstico da maturidade da governança organizacional, a do ambiente dos recursos humanos destacando as de clima e motivação, não esquecendo a pesquisa de satisfação dos clientes em relação aos serviços e produtos da empresa.

Um diagnóstico organizacional completo vai trazer um conjunto de informações que irão capturar oportunidades estratégicas. E também realçar valores que existem dentro da organização e que afetam o jeito como as pessoas se relacionam umas com as outras, bem como com a própria empresa.

Por isso, após o diagnóstico, é importante considerar o que as pessoas dizem e a forma como se relacionam, passando a ter mais foco na melhoria da organização e no seu desenvolvimento profissional. O diagnóstico é o primeiro passo para uma mudança de aprimoramento do sistema de gestão.

Por Frederico Jader Lima, diretor da EQG Consultoria.