Gestão da qualidade e o valor das empresas

Você já se perguntou qual a relação entre gestão da qualidade e o valor das empresas? Há alguns anos, fui contratado para realizar a consultoria de uma empresa de pequeno porte que havia recebido uma oferta de compra por parte de uma multinacional. Assim, ao perguntar sobre os processos de qualidade utilizados, ouvi de um dos gestores que esta não era uma preocupação deles, apenas de grandes empresas.

Ademais, por acharem algo dispendioso e difícil de implantar, muitos gestores de empresas de pequeno e médio porte deixam de lado o gerenciamento da qualidade dos produtos e serviços.

Porém, a gestão de qualidade pode funcionar bem em qualquer tipo de ambiente corporativo sem que isso represente uma despesa, pelo contrário.

Decerto, quando a qualidade é implantada e monitorada dentro de um modelo de gestão com indicadores e metas bem elaborados, ela afeta de forma positiva os resultados, melhorando as margens de lucro e, consequentemente, o valor das empresas.

Porém, cabe ao gestor oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento do planejamento estratégico, definindo metas claras e objetivas contendo melhorias da qualidade e adotando métodos mensuráveis para indicar o progresso da empresa nos negócios.

Origem da gestão de qualidade

Gerenciar a qualidade é uma estratégia empresarial que favorece a empresa como um todo, desde os seus colaboradores até seus principais stakeholders. Assim, esse processo teve origem e grande repercussão no toyotismo, modelo japonês adotado pós-segunda guerra e onde a montadora Toyota foi precursora.

Porém, diferente do fordismo adotado pelos americanos, a mão de obra do sistema japonês não era extremamente segmentada como a de Henry Ford, e sim multifuncional, o que gerava flexibilidade para a produção japonesa, na época pequena e escassa de recursos.

Decerto, o modelo da Toyota aplicou gestão de qualidade e foco nos resultados dos processos, intensificando questões como valorização e capacitação profissional por meio do conhecimento.

A gestão de qualidade engloba uma série de conceitos e parâmetros que devem ser adotados por todos os colaboradores envolvidos direta e indiretamente na empresa. Porém, o principal fator de sucesso nem sempre é o dinheiro ou recursos.

Liderança e motivação são a chave para manter a equipe motivada e fazer com que todos pensem na empresa como um todo.

Exerça os princípios da qualidade na sua empresa. São eles:

  • Prevenção de problemas e não remediação;
  • Não negligenciar o processo de gestão da qualidade;
  • Processos e não pessoas são os frutos dos problemas;
  • Todas as empresas possuem fornecedores e clientes;
  • Cada colaborador é responsável pela qualidade da empresa;
  • Melhoria contínua para manutenção da qualidade;
  • Basear os objetivos em necessidade e transformá-los em metas de melhoria;
  • O padrão de qualidade é livre de defeitos;
  • Planejar e organizar para melhorar a qualidade e o valor da empresa;
  • O gestor deve liderar e estar envolvido continuamente em todos os processos.

O gerenciamento da qualidade precisa ser aprimorado e vivenciado constantemente por todos da empresa, sem exceção. Sua fundamentação é baseada no aprimoramento coletivo constante. Por isso, os líderes devem motivar suas equipes a viver, acreditar e empregar a missão e a visão da corporação da qual fazem parte.

Por Frederico Jader Lima, diretor da EQG Consultoria.