Importância do trabalho em equipe
A importância do trabalho em equipe está diretamente relacionada aos resultados da empresa. Em qualquer ambiente onde se concentrem pessoas, manter a harmonia pode ser um desafio. Ou seja, incentivar o espírito de equipe é imprescindível para que haja êxito em qualquer atividade. Embora as relações interpessoais sejam algumas vezes difíceis, é preciso esforço e vontade por parte de todos para que o ambiente de trabalho seja produtivo. Por certo, profissionais que têm bom relacionamento com as pessoas trabalham com maior motivação. Mas é preciso cuidado para manter um bom relacionamento entre os colegas. Isto é, a comunicação entre os que trabalham dentro da empresa, se dá também de forma subconsciente e reativa, sendo assim, você pode estar passando sinais sem perceber. “É bom lembrar que outros fatores, como benefícios e remuneração, também são importantes para o bom desempenho dos funcionários”, ressalta o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima. Isto é, conhecer o método de gestão da empresa que você trabalha pode ajudar a tornar o convívio diário mais amistoso.

O local de trabalho

Trabalhar num local agradável é imprescindível. Porém, é preciso a colaboração de todos para, a partir desse entendimento, começar a se preocupar, planejar e readaptar algumas questões. Por exemplo, a flexibilização de horários, o respeito às pessoas e também o investimento em treinamento, um dos fatores que mais geram retorno para as organizações.

O convívio entre os funcionários

Os profissionais ficam entre oito e 10 horas por dia dentro das empresas. Por isso, é muito importante que se mantenha um bom relacionamento. Mas essa harmonia precisa ser entre todos que compartilhem o mesmo ambiente de convívio diário, independente do cargo. Colaboradores, profissionais ou gestores devem prezar pelo bom relacionamento. Segundo levantamento de empresas de consultoria, o bom clima de uma organização depende totalmente do relacionamento interpessoal. Ou seja, as pessoas muitas vezes se sentem desmotivadas não por conta do trabalho em si, mas pelo ambiente em que elas estão convivendo, o que reduz, consideravelmente, a sua produtividade.

Nível hierárquico

É importante preservar o respeito, pois ao se tratar de nível hierárquico, quem está mais satisfeito com o trabalho são os gerentes e os diretores, mesmo quando submetidos a grande estresse. No entanto, nos níveis mais baixos, aparentemente há um grau muito maior de insatisfação, impactando diretamente em seu rendimento. Estagiários são os menos estressados, já que seu nível hierárquico comporta menos responsabilidades.

Precauções e cuidados

O estresse constante pode acarretar em algo mais grave. Se, por um lado, há pessoas que se motivam e se dedicam ainda mais ao atuar sob pressão. Por outro, há pessoas que não suportam cobrança excessiva. Assim, a pressão pode fazer parte do trabalho, mas deve-se ter cuidado para evitar os exageros.

Como lidar com os colegas

Alguns cuidados ajudam a melhorar o ambiente de trabalho. Se estiver insatisfeito com algo em relação a seu colega, tente passar um tempo fora do ambiente de trabalho com ele, como um happy hour ao fim do expediente. Pode ser útil sugerir ao seu chefe que crie um programa de incentivo. Quando perceber que alguém anda meio desmotivado, não o critique, pelo contrário, tente  incentivar. Pratique reciprocidade quando tiver aquele tempinho sobrando. Pergunte se alguns dos seus colegas precisam de ajuda e, assim, eles farão o mesmo por você. Fale direto com seu colega,  pergunte se alguma situação o incomoda, o problema pode ser você e não ele. Diga que gostaria de mudar a situação. Ao invés de ir diretamente ao seu chefe reclamar, peça ao seu supervisor um conselho para mudar o ambiente de trabalho. Se você perceber que está incomodando alguns dos seus colegas, tente descobrir o problema e, se possível, corrija. Tornar o trabalho em grupo como parte do sistema de avaliação da empresa deixa claro que você sabe e valoriza a importância do trabalho em equipe. Se sua empresa tem dificuldades em manter uma equipe com funcionários interagindo e trabalhando em equipe, está na hora de contratar uma empresa de consultoria que viabilize mudanças. Escolha quem mais tem competência e credibilidade para isso, como a EQG Consultoria, que presta consultoria empresarial de forma especializada e exclusiva.