Como aumentar a produtividade da sua empresa
Quer saber como aumentar a produtividade da sua empresa? Antes de tudo, deixe de lado o pensamento de que sua equipe não é boa o bastante para acompanhar a demanda de serviço. Pois aumentar a produtividade pode ser mais simples do que parece, e sem necessidade de contratar novos funcionários. Isto é, apenas com estratégias diárias que incentivem os colaboradores presentes. Todavia, o que faz uma empresa são seus funcionários e quanto mais produtivos eles forem, melhor. Portanto, é possível ganhar tempo e dinheiro apenas com novos hábitos, investindo em treinamentos em gestão, confira:

Faça planejamentos estratégicos

O sucesso de uma empresa depende de um bom planejamento. Sem ele, como você vai organizar as tarefas necessárias? Primeiramente, divida as funções de cada membro de sua equipe e prepare mensalmente uma planilha de demandas a serem cumpridas. Aliás, um esboço anual também é válido para não levar ao ano seguinte algumas falhas. “Avalie todas as áreas e veja para onde o investimento da empresa está indo, isso ajuda a cortar gastos desnecessários. Outra dica é você manter um orçamento reserva, no caso de crises repentinas. Esteja preparado para todo o tipo de situação”, sugere o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima.

Identifique as falhas

Com um bom planejamento será fácil identificar as falhas. Seu funcionário não está rendendo o suficiente? Chame-o para conversar, procure saber se ele está passando por algum momento difícil ou está insatisfeito com alguma coisa. A compreensão é a peça chave.

Motive a sua equipe

Motive sempre seus funcionários e faça o possível para manter um ambiente harmonioso. Pessoas gostam de trabalhar em lugares em que se sintam bem, pense nisso na hora de fazer uma entrevista com um possível colaborador. Avalie o comportamento e o modo de falar. Transforme-se em psicólogo por alguns minutos, isso irá garantir o sucesso de uma equipe integrada que se relaciona bem.

Invista em formação

Como já dissemos aqui no blog, invista em seus funcionários! Quanto mais conhecimento eles adquirirem, mais benefícios sua empresa terá.

Comunicação é fundamental

A equipe precisa estar integrada e bem informada. Não é porque são setores diferentes que eles não devem estar trabalhando em conjunto. Todos os funcionários precisam saber o que está acontecendo na empresa para poder lidar com algumas situações inesperadas.

Programe reuniões

Já sabe onde está a falha? Precisa dizer algo para a equipe? Programe uma reunião com todos os assuntos que precisam ser tratados. Seja curto e objetivo para não perder tempo com reuniões improdutivas.

Feedback

Critique quando for necessário e elogie sempre que for merecido. As críticas sempre são construtivas, pois fazem o funcionário repensar suas estratégias e melhorar o seu trabalho, e os elogios engrandecem os resultados. Conte com a EQG, empresa especializada em consultoria empresarial, para melhorar os resultados operacionais e financeiros de sua empresa. Realizamos nossos serviços com estratégia, qualidade e gestão. Solicite uma proposta!