Gamificação como estratégia de branding
Gamificação como estratégia de branding é uma forma de interação entre empresas que buscam engajamento de pessoas e usuários. “Nesse sistema, as corporações oferecem recompensas para determinados participantes. Assim, o objetivo é divulgar, avaliar ou até mesmo captar novos clientes”, explica o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima. Decerto, diversas empresas já utilizam esse método para incentivar seus colaboradores em algumas tarefas. Por exemplo, no Canadá, a Ford Motors conseguiu um surpreendente aumento de 417% em engajamento e resultados nas vendas com o método gamificação.

Como implantar na empresa a gamificação visando resultados

Porém, você pode se perguntar como a gamificação pode ser inserida na gestão de uma empresa. Antes de tudo, o modelo gamificação é um jogo que todos querem ganhar. Assim, há plataformas que disponibilizam gratificações por atividades realizadas, como ler livros, assistir filmes, ver programas de televisão e etc. Ou seja, a gamificação na corporação empresarial também funciona dessa forma: como um jogo de recompensas. Isso, primeiramente, envolve a definição por parte da empresa. É preciso determinar as tarefas a cada colaborador, com criação de regras claras e a aplicação de um sistema que consiga monitorar o trabalho de todos. A empresa cobra o cumprimento das tarefas e oferece recompensas variadas, que vão de medalhas virtuais até prêmios físicos. Especialistas apontam como grande vantagem da gamificação empresarial o fato dela instigar duas características muito presentes na vida cotidiana em sociedade: a competitividade e a cooperação. Outro fator importante é o fato de a cada dia mais pessoas estarem se inserindo nas mídias sociais, o que é uma grande contribuição para o fortalecimento do uso de games na divulgação da empresa ou mesmo de uma marca.

EQG – Consultoria Empresarial

Para promover a sua empresa positivamente, fazendo-a conquistar cada vez mais espaço no mercado e utilizando a gamificação como estratégia de branding, conte com o Método EQG de gestão empresarial. Consultoria é para quem sabe!