Você sabe como implantar na sua empresa as leis básicas da qualidade? Antes de tudo, você deve entender que a gestão de qualidade consiste no processo de conscientização e orientação da qualidade em todos os processos organizacionais. Ou seja, visa a melhoria de produtos e serviços com a finalidade de garantir a completa satisfação dos seus clientes e superando as suas expectativas.
“O principal objetivo do gestor de qualidade é oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Por exemplo, definindo metas claras e adotando métodos que possam mensurar e indicar o progresso da empresa”, explica o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima.
Todavia, a gestão de qualidade é uma estratégia empresarial que favorece a empresa como um todo, desde os seus colaboradores até seus principais stakeholders. Com efeito, este processo teve origem no toyotismo, modelo japonês onde a montadora Toyota foi precursora, e foi adotada pelos japoneses pós-segunda guerra.
Toyotismo x Fordismo
O sistema japonês era um modelo flexível. Ao passo que no fordismo, adotado pelos americanos, a mão de obra era extremamente segmentada como a de Henry Ford. Por outro lado, o modelo japonês era multifuncional, o que gerava flexibilidade para a produção, na época pequena e escassa de recursos. O modelo da Toyota assemelha-se à gestão de qualidade quando relacionado nas questões de valorização e capacitação profissional. Por acharem algo dispendioso e difícil de implantar, muitos gestores de empresas de pequeno e médio porte, deixam de lado a gestão de qualidade. Como resultado, muitas pessoas acreditam que esse processo deve ser adotado somente em casos de grandes empresas, o que não procede. Decerto, a gestão de qualidade pode funcionar em qualquer tipo de ambiente corporativo sem que isso represente uma despesa, pelo contrário. A gestão de qualidade engloba uma série de conceitos e parâmetros que devem ser adotados por todos os colaboradores envolvidos direta e indiretamente na empresa. O principal fator de sucesso nem sempre é o dinheiro ou recursos. Liderança e motivação são a chave para manter a equipe motivada e fazer com que todos pensem na empresa como um todo.Exerça os princípios da qualidade na sua empresa
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- Prevenção de problemas e não remediação
- Não negligenciar o processo de gestão da qualidade
- Processos e não pessoas são os frutos dos problemas
- Todas as empresas possuem fornecedores e clientes
- Cada colaborador é responsável pela qualidade da empresa
- A qualidade é algo que precisa ser trabalhado continuamente
- Basear os objetivos em necessidade
- O padrão de qualidade é livre de defeitos
- Planejar e organizar para melhorar a qualidade
- O gestor deve liderar e estar envolvido continuamente em todos os processos