As organizações são como indivíduos, cada uma com uma maneira de ser, pensar e agir. Tendo em vista que a organização é um constante exercício de aperfeiçoamento, são muitos os desafios ao promover mudanças em empresas. Cabe observar que, em muitos casos, as mudanças são recebidas com desconfiança, quando não são completamente rechaçadas por empregados e colaboradores.
“Para os gestores, é imprescindível adotar uma estratégia clara no momento de concretizar qualquer tipo de modificação nas rotinas de uma empresa, seja a troca de funcionários, ou novos procedimentos. Numa metáfora , como diz a sociologia, o ser humano é sedentário por natureza, e sua tendência será, via de regra, permanecer onde está”, explica o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima.
Trata-se, na maioria dos casos, de gerenciar comportamentos, atitudes e pensamentos, que condicionam a postura que as pessoas adotam. É inevitável, num primeiro momento, haver dúvidas quanto aos novos rumos a tomar, portanto, deve sempre ser reforçada a comunicação.
A comunicação insuficiente pode ter efeitos devastadores em empresas de todos os níveis. Não se deve contar com a compreensão das pessoas sem que antes haja a prévia divulgação de tudo que está sendo realizado.