O Brasil vive um novo cenário da gestão empresarial. Após o avanço desenfreado da informatização e das tecnologias, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Ou seja, o cenário empresarial está ainda mais desafiador. Nesse sentido, torna-se necessária e essencial a gestão empresarial em uma organização. Entretanto, não só para atender a demanda de clientes, como também a sua própria demanda interna, que precisa se manter firme em meio a tais mudanças. Assim, é a gestão que aponta os focos da empresa. Assim como as ações que devem ser tomadas para o seu desenvolvimento.  Decerto baseando-se em planejamento, geração de recursos, princípios, estratégias, política de valores, entre outros. Essas mudanças tecnológicas e estruturais exigem do profissional responsável pela gestão uma adequação à essa realidade. Isto é, para que todas as informações e decisões sejam passadas para todos os setores da empresa. Para isso, inovações, instrumentos, técnicas, comportamentos, estratégias e atitudes são itens necessários ao profissional de gestão empresarial que, para continuar competitivo no mercado de trabalho, precisa se render a tais demandas. “Hoje em dia os desafios da gestão empresarial estão ligados a uma série de fatores. Por exemplo, a descentralização da empresa, terceirização de serviços, internacionalização e processos globais que a afetam. Além disso, há também a economia atual, transformações do mercado e o aparecimento de competidores cada vez mais fortes”, destaca o diretor da EQG Consultoria, Frederico Jader Lima. Os desafios são ainda maiores quando levamos em consideração a informatização, nova demanda tecnológica, transformação dos concorrentes, mudança no perfil do consumidor e novas técnicas de gestão. Uma vez que são implantadas por empresas e devem ser seguidas para que seja possível dar continuidade ao negócio sem sair perdendo de nenhum lado.